Para aqueles que geralmente apenas pensam em uma reforma, ou que planeja sua casa completa ou até mesmo só decide renovar ela acaba se deparando com algumas escolhas importante e uma delas é em relação ao material que será utilizado em seus móveis planejados.

Muitas pessoas ficam com dúvidas em relação ao MDF ou MDP. Ainda mais no planejamento de seus móveis, geralmente acabamos ficando mais confusos ainda e cheio de decisões a tomar, ainda mais quando pensamos em: Qual devo escolher, MDP ou MDF? Ambos possuem mesmo nível de qualidade? MDP é o mesmo que o antigo aglomerado? Qual tem o preço mais em conta?

Não se preocupe! Nesse artigo você encontrará todas as respostas para suas dúvidas.

(Fonte: Divulgação Foto Interarch)

 

Primeiramente, ambos os materiais são de extrema qualidade, inclusive na utilização de móveis de alto padrão. O processo de fabricação é idêntico para ambos materiais. E além de possuir boa durabilidade ambos oferecem uma ótima resistência estrutural em seus móveis planejados.

Para você entender melhor, vamos começar pelo o MDF.

MDF (Fibra de Média Densidade), tem seu miolo produzido com fibras de madeira aglutinadas com resina sintética, portanto, tornando o material denso e uniforme. Devido a isso o material fica mais homogêneo, permitindo fazer cortes em baixo relevo e por ter um índice de absorção pequeno, possibilita a aplicação de vários tipos de revestimentos e uma boa pintura com laca. Essas características permitem que as placas de MDF aceitem cortes em diferentes direções.

(Fonte: Divulgação Foto Interarch)

 

O MDP (Placa de Fibra de Média Densidade) tem seu miolo composto de partículas de madeira em três camadas, portanto, no meio uma mais grossa e nas extremidades duas camadas mais finas. Esta mistura das diferentes camadas deixa o MDP com grande resistência estrutural, deixando o produto mais leve, diminuindo as chances de empenamento e aumentando a resistência na hora de colocar ou tirar parafusos.

Ele é usado para projetos de linhas mais retas como prateleiras, laterais de móveis e portas, que não possuam cortes ou desenhos de baixo relevo. Devido a todos estes fatores, o MDP é muito superior ao antigo aglomerado.

(Fonte: Divulgação Foto Interarch)

 

Portanto, tanto o MDF quanto o MDP são utilizados para móveis de alto padrão, e aqui na Interarch prevalecemos a aplicação e acabamentos adequados, que tornam os produtos de extrema qualidade.

Contudo, se ainda  estiver perdido no assunto aqui vai um resumo completo para você:

 MDFMDP
ComposiçãoPlaca uniforme feita a partir da prensa de fibras de madeira com resina.Placa feita a partir da prensa de partículas de madeira com resina, dividida em três camadas.
ResistênciaMais resistente à atrito.Menos resistente à atrito.
Melhor usoMóveis mais maleáveis com designs diferentes.Móveis retilíneos sem curvas ou acabamentos diferentes.
Suporte de pesoÉ mais pesado (denso) e suporta menos peso.É mais leve e suporta mais peso devido à sua forte estrutura de três camadas.
EconomiaUm pouco mais caro que MDP.Material mais econômico.
Resistência à umidadeMaior probabilidade de expandir com rapidez em contato com umidade.Demora mais para expandir devido às três camadas em sua composição.

O que achou? Pronto para desenvolver seu projeto com uma bela combinação entre o MDF e MDP? Envie seu projeto para nós agora mesmo em nossos Whatsapp e faremos um orçamento gratuito, sem qualquer compromisso! Também acesse nosso Instagram e fique por dentro das novidades que postamos por lá.